AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[As descargas das águas da exploração mineira, onde se encontra a imergência]

 

Época termal
---

Indicações

Doenças de pele (Contreiras 1951)

"As pessoas vão lá buscar a água para chagas e coisas de pele. Houve um senhor que já morreu que fazia banhos com essa água, mas é o único que tenho notícia, de resto é para coisas de pele." (informante)

Tratamentos/ caracterização de utentes

É utilizada sobretudo por locais em lavagens de partes do corpo a tratar. Há na população da região uma confusão entre esta água e uma outra que se encontra numa represa localizada a cerca de 500 m para nascente desta, a água de “ácido sulfúrico”, resultante do processo de exploração por lexivação das minas.

 

Instalações/ património construído e ambiental

Seguindo-se do local da Boca da Mina para as antigas caleiras de escoamento (esgoto mineiro), com os seus diversos canais e represas, todos desactivados, chega-se a um declive mais acentuado, uma barreira em saibro. É na base desta barreira que surge a água sem qualquer construção. Interessante é todo o património mineiro construído, assim como o cemitério dos ingleses.

 

Natureza

Sulfatada, arsenical, aluminosa (Contreiras 1951)

Sulfatada (ambiente metalífero) (Calado 1995)

    

Alvará de concessão

Nunca foi concessionada

regressar ao topo da página

 

Historial

"Eu nasci aqui, estive aqui até aos 34 anos, trabalhava lá na mina. Estive lá l0 anos, por isso não tenho medo nenhum de morrer. Já estive sepultado 10 anos, na mina era a 500 metros de fundura, no cemitério vou ficar mais perto cá de cima", começou por nos dizer um antigo mineiro que fora à nascente buscar água para tratamento de uma vitíligo (falta de pigmentação nas mãos e cara).
A água sulfatada actualmente utilizada nestes curativos vem do interior da mina e corresponde às antigas caleiras de escoamento de águas das diferentes galerias.

A sua história está relacionada com a exploração mineira, muito provavelmente do tempo dos “ingleses”. Embora aqui nunca tenham existido balneários, como nas termas de Aljustrel ou nas da Ganhoteira, a natureza das águas é idêntica, resultantes de esgotos mineiros e utilizadas nos tratamentos reumatológicos e dermatológicos

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

Uma estalagem nas Minas, várias residenciais em Mértola e Serpa

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Contreiras 1951,Calado 1995

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Beja

Concelho
Mértola

Freguesia
Mina de S. Domingos       

Povoação/Lugar
No local das antigas minas 

Localização
Na povoação de Mina de S. Domingos, tomar a estrada para a boca da mina (a Leste da EN); no largo urbano ajardinado, seguir pela esquerda; a cerca de 1 km das antigas minas, à direita do monte do hospital, seguir na margem das caleiras de esgoto das minas, e 300 m abaixo encontra-se a emergência de água.  

Província hidromineral
A / Bacia hidrográfica do Rio Guadiana      

Zona geológica
Maciço Hespérico – Zona Sul

Fundo geológico (factor geo.)
Faixa piritosa   

Dureza águas subterrâneas
200 a 400 CaCO3 mg/l

Concessionária

Uso popular

Telefone
n.d.

Fax
n.d.

Morada
n.d.

E-mail / site

n.d.

 

 


A imergência da água