AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[O Terreiro do Balneário / hospedaria (foto Leonor Areal)]

 

Época termal
De meados de Junho a finais de Setembro. Em 2001 estiveram abertas, tendo encerrado no ano seguinte, situação que se mantinha em 2005.

Indicações

Reumatismo, doenças de pele e digestivas.

Tratamentos/ caracterização de utentes

---

 

Instalações/ património construído e ambiental

A nascente emerge de uma fissura na rocha da encosta da margem esquerda. Tem anexada uma construção (guarita), com bica, de onde a água deverá ser canalizada para os balneários e possivelmente para uma outra construção ao lado, que deverá corresponder ao local de aquecimento da água. Ambas as construções se encontram num plano acima dos balneários, construídos na cobertura destes. Dessa guarita a água é também conduzida por calha para uma outra mais abaixo com duas bicas, e daqui segue para o rio por canalização.
Do balneário foi construído o piso térreo de planta rectangular (36x3 m), e na fachada abrem-se 14 janelas e 3 portas. Esta fachada está voltada para o Vascão num terreiro amplo com grandes árvores, local de encontro e lazer dos aquistas. Ao fundo encontra-se a chaminé para churrasco, e um pouco mais para montante uma casa que serve de bar e de alojamento do explorador do local ou do encarregado.
A construção é de má qualidade, do início dos anos 1990, e encontra-se com as paredes exteriores acimentadas e pintadas de branco. Na cobertura de placa de cimento, nota-se os ferros de onde serão levantados os alicerces de um outro piso, ainda não concretizado.

"A dos Besteiros ainda é de um primo meu, ele fez lá umas obras precárias, a gente ainda foi para lá um ano. Tem três quartos e casa de banho para homens e outras para mulheres [...] Aquilo está um pouco ruim, ele queria fazer lá uma coisa boa, mas depois a Câmara exigiu tanta coisa, ele pediu a estrada para lá e nunca a fizeram. Ele já não abre, fechou. Depois, os vendedores não vão lá. Aqui passa tudo, o pão mercearia, fruta, peixe." (aquista em tratamento nas Águas Santas da Morena)

 

Natureza

Cloretada sódica, sulfúrea sódica (Calado 1991)    

 

Alvará de concessão

---

regressar ao topo da página

 

Historial

Recentemente, porém, iniciou-se a exploração da indústria termal, na Água Santa de Besteiros, freguesia de Espírito Santo. Sítio da Água Santa, localiza-se à beira do rio, margem esquerda, no fundo do vale do Vascão. É desde tempos imemoráveis, procurada sobretudo para tratamento de doenças reumatismais. Neste momento já está terminada a primeira fase da construção do estabelecimento termal, apto a receber doentes.” (Costa 1996)
Apesar desta informação, não encontrámos outras referências a estas águas nem à sua utilização, além da referência na Carta das Nascentes Minerais (Calado 1995).

A história recente prende-se com a exploração termal do sr. Catarino, que não foi aprovada pelo IGM, como disse a sua esposa: "Já desistimos daquilo, as termas já não abrem há dois anos, este ano também não vai abrir. As negociações com o IGM não deram em nada, é melhor nem falar disso."

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

Alguns quartos no próprio edifício do balneário.

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Calado 1995, Costa 1996

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Beja

Concelho
Mértola

Freguesia
Espírito Santo       

Povoação/Lugar
Termas das Águas Santas de Besteiros ou do Vascão 

Localização
Em Espírito Santo toma-se a EM para Besteiros. Chegando a esta povoação toma-se um caminho, à esquerda, de terra batida em íngreme descida para o local das termas, na margem esquerda da Ribeira do Vascão.  

Província hidromineral
A / Bacia hidrográfica do Rio Guadiana      

Zona geológica
Maciço Hespérico – Zona Sul de Portugal

Fundo geológico (factor geo.)
Grupo Flysch do Baixo Alentejo (xistos). Meio fissurado, permeabilidade média.   

Dureza águas subterrâneas
200 a 400 mg/l CaCO3

Concessionária

É propriedade do Sr. Cândido, residente em Espírito Santo.

Telefone
n.d.

Fax
n.d.

Morada
n.d.

E-mail / site

n.d.

 

 


O acesso à nascente

A ribeira do Vascão junto do Terreiro do Balneário(foto Leonor Areal)