AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[legenda]

 

Época termal
---

Indicações

Digestivas

Tratamentos/ caracterização de utentes

Ingestão

 

Instalações/ património construído e ambiental

Fonte Presinha – É um fontanário simples com tanque de lavagem, tudo coberto por um telheiro em placa de cimento, por detrás um enorme tanque deste conjunto, e serve para retenção das águas para rega. Este tanque é alimentando pelo caudal do ribeiro dos lavadouros, e embora tenha um percurso em levada paralelo ao da canalização da água da bica da Presinha, esta tem origem numa mina perto da nascente do ribeiro.
Fonte Nova – Encontrava-se num ponto mais alto da aldeia Em 2001 a junta de freguesia canalizou-a para um lugar junto da rua principal, formando um pequeno fontanário com a bica e tanque de lavagem coberto a telheiro, de decoração com painéis de azulejos representando a Ponte das Carvalhas, que servia a antiga linha do Vale do Tâmega.

Fonte Limpa – Encontra-se à entrada dos limites da freguesia, por essa razão é possível que se encontre no limite da freguesia de Arnoia. Na ocasião da visita todo o pinhal /eucaliptal tinha sido vítima do um incêndio (a 15 de Agosto de 2005) e alguns homens trabalhavam na represa da água entre pedras e na instalação de tubos de borracha, para captação provisória. Ao lado a antiga bica, vítima do incêndio, aguardava que se restaurasse a antiga captação, formada por um cubo compacto de onde sai o tubo metálico, adivinhando-se por trás uma pequena estrutura curva já enterrada na terra, que deverá servir de arca de água.

 

Natureza

Hipossalina, alcalino-sódica
Fonte Presinha – Actualmente não considerada do agrado geral
Fonte Nova – “É muito leve”
Fonte Limpa – “Um pouco pesada”

 

Alvará de concessão

---

regressar ao topo da página

 

Historial

A água que Almeida (1988) considerava a mais procurada na freguesia não tem hoje grande crédito: "Já disseram que ela estava imprópria para consumo, mas retiraram o aviso. Depois foi encontrado um raposo morto dentro da mina, deveria ser por isso que acusou."
Mas a Presinha não voltou a conquistar o seu antigo crédito, destronada pela Fonte Nova, que em 2001 mudou o seu lugar isolado no alto da povoação para a rua principal: "Esta é muito melhor que a da Presinha, é a água melhor que cá há nesta freguesia."
Quanto à Fonte Limpa, não parece ter grande procura pelos habitantes locais, por se encontra fora do perímetro urbano e porque "nunca analisaram, a água nasce além mas o incêndio arrebentou com os tubos aqui na frente e agora estivemos a pô-la a correr outra vez . Mas vêm aqui muita gente buscar água, nós também. Isto é o Penedo do Ouro, a nascente é a Fonte Limpa há muitos anos."

É possível que esta água seja um veio da nascente de Vermiães, que se encontra na outra vertente da colina.

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

Em Celorico de Basto

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Almeida  1988.

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Braga

Concelho
Celorico de Basto

Freguesia
Codeçoso        

Povoação/Lugar
As duas primeiras ficam em Codeçoso e a Fonte Limpa na antiga EN 210, de Codeçoso para Celorico de Basto. 

Localização
A Presinha ou Copiosa fica por detrás da igreja de Codeçoso e a Fonte Nova à saída da aldeia em direcção a Amarante. A Fonte Limpa fica na antiga EN 210, na direcção de Celorico, a 2 km de Codeçoso, a 20 m da placa que indica a entrada na freguesia.  

Província hidromineral
B / Bacia hidrográfica do Rio Douro       

Zona geológica
Maciço Hespérico – Zona Centro Ibérica

Fundo geológico (factor geo.)
Rochas Magmáticas (ácidas e intermediárias), granitóides e afins    

Dureza águas subterrâneas
0 a 50 mg/l CaCO3

Concessionária

Uso popular

Telefone
n.d.

Fax
n.d.

Morada
n.d.

E-mail / site

n.d.

 


A Presinha ou fonte Copiosa


A bica da Fonte limpa antes do incêndio