AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[Fonte do Coucieiro]

 

Época termal
---

Indicações

Diurética e antilitiática (Almeida, 1970)

Caíram completamente em desuso.

Tratamentos/ caracterização de utentes

---

 

Instalações/ património construído e ambiental

Fonte da Batoca: É uma fonte de chafurdo, protegida por uma construção abobadada – tipo entrada de mina.  A sua localização numa concavidade de uma colina, faz crer que o veio de água se encontre ao fundo de alguma pequena mina, a nascente encontra-se completamente abandonada tanto no aspecto patrimonial, como de limpeza da mesma.
Fonte do Bairro: Localiza-se no sopé da mesma colina, o que leva a crer tratar-se de água da mesma natureza, é também recebida em tanque de mergulho, mas ao contrário da interior a nível superior ao do solo. Protegida por abobada em arco perfeito, deverá ser da mesma época de construção. Defronte desta um banco em pedra em forma de L fecha o pequeno terreiro da Fonte. Ao lado esquerdo e incrustado num muro de pedra seca um pequeno tanque recebe água que corre de uma pequena bica, também aqui o abandono está patente.

Fonte da Ribeira: é mais uma fonte de mergulho protegida por abobada em arco de volta perfeita, ostenta a data de 1897, ano com certeza referente a uma reforma que não lhe alterou a velha abobada. Foi recentemente restaurada, talvez no mesmo orçamento que tenta restaurar museologicamente as ruínas da fábrica de seda sua vizinha. No entanto a sua água é ainda pior do que nas outras duas fontes, no que respeita a inquinação. A sua origem deve ser diversa, numa zona urbanizada desta antiga Vila de Chacim, que guarda alguns testemunhos interessantes da sua história urbana, nas ruas em volta do pelourinho, na grandeza da sua igreja, em nas casas senhoriais que remontam ao séc.XVII, no velho “bairro” dos operários da fábrica setecentista da seda. Pena é que as suas nascentes não sejam contempladas na recuperação do seu património.

 

Natureza

Grupo da Bicarbonatas: Alcalino sódico cálcica / hipossalina hipotermal “tendo quase em equilíbrio as valências dos ácidos fortes e das bases fortes[…] ausência de nitrito, ausência de amoníaco e matéria orgânica baixa (Almeida, 1970)

As três nascentes apresentavam um aspecto bacteriológico impuro quando da nossa visita.

    

Alvará de concessão

---

regressar ao topo da página

 

Historial

No Aquilégio (1726) é o seguinte o texto: “ Na mesma vila de Chacim, no alto da serra, há outra fonte, a que chamam do Coucieiro, cuja água é muy fria, delgadíssima, e tem virtude diurectica, é boa para obstruções, e para os que padecem queixas nefriticas”
Na nossa visita tivemos como guia um emigrante em férias, natural desta terra, senhor dos seus 60 anos, quadro médio de uma empresa francesa, passeou-nos por Chacim sem uma demasiada intervenção, falava da antiga vila com a sua história mais antiga que a sede de concelho, com a nostalgia da sua infância. …íamos caçar pardais ali para o alto das paredes da fábrica, … todo se perde, estas águas eram muito boas. Temos muitas águas aqui na freguesia“     

As fontes no aspecto construído devem remontar pelo menos ao século XVI ou mesmo anteriores, mas o desprezo a que estão voltadas justificam todas as nostalgias de emigrantes, residentes e visitantes.

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

---

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Almeida 1970,Henriques 1726.

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Bragança

Concelho
Macedo de Cavaleiros

Freguesia
Chacim       

Povoação/Lugar
Na sede de freguesia 

Localização
Fonte Batoca localiza-se na parte alta da aldeia, já fora do casario; Fonte do Bairro junto da ribeira no sopé da colina para Norte da primeira; Fonte do Ribeira na margem oposta da mesma ribeira, junto da antiga fábrica de seda.  

Província hidromineral
B / Bacia hidrográfica do Rio Douro      

Zona geológica
Maciço Hespérico – sub-zona Galiza média e Trás-os-Montes

Fundo geológico (factor geo.)
Rochas metamórficas (Xistos)  

Dureza águas subterrâneas
0 e 50 mg/l CaCO3

Concessionária

---

Telefone
n.d.

Fax
n.d.

Morada
n.d.

E-mail / site

n.d.

 

 


Fonte do Ribeiro




Fonte do Bairro