AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


 

Época termal
---

Indicações

É conhecida sobretudo pela qualidade de abrir o apetite, atribuindo-se também importância como diurética” (Almeida, 1970)

Também utilizada para dermatologia conforme testemunho recolhido na visita:” é muito boa para a pele, veio para cá uma professora que a cara dela até metia nojo, nós éramos miúdas, começou a lavar-se com aquela água e passou tudo”.

 

Tratamentos/ caracterização de utentes

Só Ingestão. Foi mencionado o caso de cura de doença de pele por lavagens.

 

Instalações/ património construído e ambiental

A emergência dá-se numa encosta de onde a água surge por uma bica de telha, correndo para um pequeno fosso, actualmente coberta de mato e silvas de acesso impossível.

 

Natureza

Grupo da Bicarbonatas: Alcalino sódico cálcica / hipossalina hipotermal. Verificando-se em todo o percurso um intenso depósito vermelho e na poça da nascente uma lia de reflexos metálicos (Almeida, 1970)    

 

Alvará de concessão

---

regressar ao topo da página

 

Historial

Almeida (1970) acrescenta que do outro lado da ribeira, já em território espanhol “explora-se o minério de ferro com destino à indústria”
Esta exploração do ferro está desactivada, assim como uma outra mina que chegou a existir do lado português.
A Dona daquilo tem 90 e tal anos está num lar em Bragança, já não está boa da cabeça, mas de vez em quando ainda delira com fazer ali umas termas” (uma das irmãs matriarcas de Gaudramil)
Na deslocação a este local deu-se um curioso episódio que não permitiu a visita à nascente, sobre o caso transcrevo as seguintes notas de visita: “Ao chegarmos contactamos, com duas idosas de olhos profundamente azuis, que depois de satisfeita a sua natural curiosidade sobre a nossa presença, resolveram que não daríamos com a nascente sem um guia. Foram então chamar um homem, dos seus 70 anos, que embora manco de uma perna se propôs a acompanhar-nos.

Enquanto fazíamos a visita ao lagar de vara da aldeia – tem uma curiosa e enorme vara a que foi recentemente acrescentado o fuso da pedra, retirado de outro lagar, trabalho este efectuado pelo Parque de Montesinho – este senhor resolveu ir conferenciar com as irmãs, residentes um pouco acima do largo da aldeia. Quando fomos em sua busca, esperavam-nos duas mulheres de 60 anos, fortes e mais rijas que todos os homens da aldeia Argumentavam que o local estava todo silvado; que era impossível lá ir; que os veados e javalis tomavam conta de todo. As suas argumentações eram de chefia, o local não era visitável, e ninguém, nem mesmo nós, procuramos romper essa organização matriarcal que se desenhava nas suas vozes.”

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

Só em Bragança com vários tipos de unidades hoteleiras

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Almeida 1970. 

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Bragança

Concelho
Bragança

Freguesia
Rio de Onor        

Povoação/Lugar
Guadramil   

Localização
Se na aldeia de Guadramil seguirmos a pé pela margem esquerda do rio Maçãs e no sítio do molinão subirmos os tapados que fazem a encosta, decorridos 20 minutos encontramos a conhecida água férrea do chiqueiro que rebenta num fosso de giestas, silvas, juncos e carqueja” (Almeida, 1970)  

Província hidromineral
B / Bacia hidrográfica do Rio: Douro      

Zona geológica
Maciço Hespérico – zona Centro Ibérica

Fundo geológico (factor geo.)
---   

Dureza águas subterrâneas
Rochas metamórficas (Xistos)

Concessionária

0 e 50 mg/l CaCO3

Telefone
n.d.

Fax
n.d.

Morada
n.d.

E-mail / site

n.d.