AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[Enchendo garrafões na bica]

 

Época termal
---

Indicações

Doenças do aparelho digestivo

“ esta água desgasta muito, quando se bebe muita arrota-se e depois da fome” (informante).


Tratamentos/ caracterização de utentes

Ingestão de água
Um informante residente no local falou de banhos que se tomavam em banheiras que se escondiam entre as árvores da beira da ribeira: “ Dantes também faziam aqui banhos, tomavam numas banheiras escondidas ali entre os choupos, … ainda há uns anos estava lá uma

 

Instalações/ património construído e ambiental

A imergência da água, é possivelmente do outro lado da estrada, conduzida para este pequeno chafariz com torneira, ao abrir o gás liberta-se da água que caie.

 

Natureza

Bicarbonatada sódica, carbogasosa, hipotermal – alcalino sódica (Almeida, 1970)

A semelhança com a água de Vidago é evidente, curiosamente conserva o gás por vários dias em garrafas simples de plástico que enchemos para o resto da viagem.

 

Alvará de concessão

---

regressar ao topo da página

 

Historial

“ Há cerca de 40 anos, o guarda fiscal Amadeu Guilherme Rodrigues, observou que naquele ponto a rocha deixava ressumar humidade , pensando, portanto, poder ali encontrar alguma nascente que lhe facilitasse o regadio do seu lameiro. Quando escavou e a água rompeu, logo verificou o desprendimento de bolhas de gás suspeitando, por isso, tratar-se duma água do tipo de Sandim, então já bastante conhecida e procurada.
Coreu a notícia da descoberta e das aldeias próximas ali passaram a ir buscá-la muitos doentes do aparelho digestivo que encontravam nela as mesmas características organolépticas e valor terapêutico das águas de Vidago” ( Almeida, 1970)  

Datada assim a descoberta na primeira metade do séc. XX. A captação foi melhorada depois da visita de Almeida, “a pequena cova de pequeno caudal” deu lugar a uma possível arca de águas, que se encontra sobre a estrada entretanto construída, sendo daí conduzida para um pequeno chafariz em cimento de onde a água corre por torneira.

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

Só em Vinhais

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Almeida 1970, Calado 1995

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Bragança

Concelho
Vinhais 

Freguesia
Edral         

Povoação/Lugar
Praia fluvial de Lombadas - Sandim 

Localização
Em Sandim toma-se a pequena estrada alcatroada que desce para a sua praia fluvial na ribeira de Lombadas, que neste local se junta com a Ribeira de Soutochão formando o rio Mente, depois de passada a ponte a nascente encontra-se num caminho em terra paralelo à estrada e num plano mais baixo, voltada para os lameiros que a separam da Ribª de Soutochão  

Província hidromineral
B / Bacia hidrográfica do Rio Douro      

Zona geológica
Maciço Hespérico – sub-zona Galiza média e Trás-os-Montes

Fundo geológico (factor geo.)
Rochas metamórficas (Xistos), havendo na região vários afloramentos graníticos.     

Dureza águas subterrâneas
0 a 50 mg/l CaCO3

Concessionária

---

Telefone
n.d.

Fax
n.d.

Morada
n.d.

E-mail / site

n.d.

 


Indicação à beira da Estrada