AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[A fonte]

 

Época termal
---

Indicações

Digestiva

Tratamentos/ caracterização de utentes

Banhos de lazer (piscina fluvial) e ingestão de água na fonte

 

Instalações/ património construído e ambiental

Toda a área da Fraga em finais da década de 90 foi transformada num parque municipal de lazer com o seu parque de merendas, uma represa no ribeiro que forma a piscina, com curiosas e maciças galerias de descarga. Esta piscina é alimentada pelas águas de um ribeiro, cuja nascente é nas fragas a montante da represa. Para a direita, a cerca de 20m, encontra-se a fonte da Fraga, de construção simples em forma de U, com a bica da nascente ao fundo.
Na ocasião da visita, Julho de 2005 – ano de seca, não corria água nem na nascente nem na ribeira, mas um dos vizinhos do local afirmou: Não é só por causa da seca, foi um furo que fizeram…

Sobre a bica uma placa: “CMP / Água não sujeita a controle de qualidade”. Ao lado uma outra placa remarca que a fonte se localiza na “ Propriedade Privada/ de Marques Sousa”.

 

Natureza

Cloretada sódica bicarbonatada  (Júlio Alberto Vidal, 1941)     

 

Alvará de concessão

---

regressar ao topo da página

 

Historial

Acciaiuoli (1944) só menciona a análise de Vidal. A Fonte da Fraga é uma construção popular em pedra seca, com restos de argamassa e algum cimento, sem nenhuma outra indicação que denuncie a sua época de construção, que não deverá ser muito anterior à análise de Vidal.
A construção do parque de Lazer nos finais da década de 90, deve-se enquadrar nos programas europeus de apetrechar os concelhos interiores com zonas balneares e de repouso.

Quanto ao uso terapêutico da água ele parece nunca ter existido, é simplesmente uma “água leve”, considerada inferior a outras nascentes vizinhas.   

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

---

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Acciaiuoli 1944, Vidal 1941.

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Coimbra

Concelho
Vila Nova de Poiares

Freguesia
S.Miguel        

Povoação/Lugar
Área de Reserva e Recreio da Fraga 

Localização
A EN-17 atravessa S. Miguel de Poiares , no lado direito da estrada na direcção de Oliveira do Hospital leva ao complexo de recreio da Fraga.  

Província hidromineral
B / Bacia hidrográfica do Rio: Mondego        

Zona geológica
Maciço Hespérico- zona centro ibérica

Fundo geológico (factor geo.)
Rochas metamórficas (xistos)   

Dureza águas subterrâneas
0 a 50 mg/l de CaCO3

Concessionária

---

Telefone
n.d.

Fax
n.d.

Morada
n.d.

E-mail / site

n.d.