AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[No caminho para a casa da herdade o fontanário surge entre a vegetação.Do outro lado da estrada a mina]

 

Época termal
---

Indicações

Diátese gotosa e pele (Contreias 1937)

Rins e vias urinárias (CCR Alentejo 1987)

Tratamentos/ caracterização de utentes

A nascente já não é utilizada, nem pela população de Ciborros, cuja água municipal consideram muito boa, aliás captada por furo junto da ribeira do mesmo nome, um pouco a montante do local da nascente.

 

Instalações/ património construído e ambiental

No lado esquerdo do estradão na encosta da colina encontra-se a mina da nascente. É a tradicional construção de protecção de nascentes, de forma arredondada, com a data “1940”. A água é canalizada para um tanque localizado à direita do estradão, tendo anexo um bebedouro de animais.

 

Natureza

Bicarbonatada mista e cloretada (Contreiras 1937)

É ao paladar uma água agradável, com sabor mineralizado, um pouco gasosa. Aliás ao cair no tanque forma bolhas de gás que se liberta à superfície.

    

Alvará de concessão

Alvará em 8/12/1895

Abandonada em 3/8/1937

regressar ao topo da página

 

Historial

As primeiras referências datam de 1894, nos relatórios de reconhecimento. No ano seguinte tinha alvará de concessão, em 1907 a concessão transitava para outro explorador e em 1937 foram declaradas abandonadas. Actualmente não são utilizadas. Um pastor estava outrora encarregado da sua limpeza e conservação, tarefa que abandonou há cerca de 20 anos. Na aldeia os informantes (no café) também foram unânimes em relação à pouca utilização desta água, a que atribuem qualidades digestivas, nunca tendo sido utilizada para banhos, embora o pequeno tanque para onde a água corre tenha o aspecto de tanque para banhos.

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

---

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Acciauoli 1936, Acciauoli 1937, Acciauoli 1944, Bonhorst 1894, Calado 1995,Contreiras 1937, Pego 1895, Sarzedas 1907, Águas e Termas Portuguesas 1918, Le Portugal Hidrologique et Climatique 1930-42

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Évora

Concelho
Montemor-o-Novo

Freguesia
Lavre       

Povoação/Lugar
Ciborros / Herdade das Barrosas 

Localização
Na aldeia de Ciborros, à beira da EN Mora-Montemor-o-Novo, depois de passada a ponte sobre a Ribeira de Ciborros, toma-se o estradão para a Herdade das Barrosas (estradão da direita), seguindo paralelo à Ribeira, a cerca de 3Km e junto do caminho encontra-se a nascente e tanque.  

Província hidromineral
A / Bacia hidrográfica do Rio Tejo      

Zona geológica
Bacia Terciária do Tejo

Fundo geológico (factor geo.)
Rochas sedimentares   

Dureza águas subterrâneas
50 a 100 CaCO3 mg/l

Concessionária

Utilização popular

Telefone
n.d.

Fax
n.d.

Morada
n.d.

E-mail / site

n.d.

 

 


A entrada da mina