AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[A fonte das Bispas]

 

Época termal
---

Indicações

Anemias e escrofulismo (Contreiras 1937). Os informantes atribuem-lhe qualidades para os males de fígado. Além desta qualidade terapêutica dão-lhe outra utilização: para limpar os radiadores dos automóveis, colocando a água nos radiadores, fazem-na circular pelo sistema de arrefecimento, esvaziando-o depois, para colocar outra água mais própria para esta função (destilada ou líquidos próprios).

Tratamentos/ caracterização de utentes

Os moradores no Alandroal recorrem a esta nascente para os padecimentos de fígado, ou problemas digestivos.

 

Instalações/ património construído e ambiental

A escadaria que conduz à nascente, assim como a protecção da mina de água, e os bancos de pedra em volta, foram obras feitas quando da renovação da EN, como testemunha a placa sobre a nascente: “OP – JAE – 1958”

 

Natureza

Ferruginosa (Contreiras 1937)    

 

Alvará de concessão

Nunca foi concessionada

regressar ao topo da página

 

Historial

Segundo Lopes (1892:105), “de um terreno de formação laurentiana com uma pequena mancha de combriano brota uma água férrea, de boa qualidade , que até hoje não têm tido regulares aplicações médicas
Embora Acciaiuoli (1944) a cite como mencionada no Aquilégio (1726), nesta obra são referenciadas outras fontes do actual concelho do Alandroal, mas não coincidem com esta nascente de águas férreas. São elas as do Vale de Fezo (desaparecida) em Juromenha, a Fonte Copiosa na vila (existente), a Fonte Santa na estrada para Terena (sem uso) e uma outra Fonte Santa na Malhada Alta, na actual herdade do mesmo nome, já na freguesia de Terena (pp192-194).

A nascente de águas férreas foi modificada com a renovação da Estrada Nacional, em 1958, e ajardinado o espaço o espaço em seu redor, como testemunha a placa sobre a Arca da Mina (“OP –JAE – 1958”), altura em que construída a nova ponte sobre a ribeira do Alandroal e o parque de merendas, hoje só de estacionamento.

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

---

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Acciaiuoli 1944; Contreiras 1937; Henriques 1726; Lemos 1845; Lopes 1892; Monteiro e Barata 1889; Le Portugal Hidrologique et Climatique 1930-42

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Évora

Concelho
Alandroal

Freguesia
Alandroal       

Povoação/Lugar
Na EN Vila Viçosa-Alandroal, à saída do Alandroal 

Localização
Depois da EN Vila Viçosa-Alandroal, passar a ponte sobre a Ribeira de Alandroal; no início da subida encontra-se do lado esquerdo um parque de estacionamento arborizado, de onde uma escadaria conduz à nascente.  

Província hidromineral
A / Bacia hidrográfica do Rio: Guadiana      

Zona geológica
Ossa – Morena

Fundo geológico (factor geo.)
Zona rica em sulfuretos polimetálicos   

Dureza águas subterrâneas
300 a 400 CaCO3 mg/l

Concessionária

Uso popular

Telefone
n.d.

Fax
n.d.

Morada
n.d.

E-mail / site

n.d.