AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[A casa da Quinta, vendo o pequeno fontanário que recebe água da nascente]

 

Época termal
---

Indicações

São-lhe atribuídas propriedades diuréticas e digestivas. (Almeida, 1962). Um vizinho da quinta tem na sua propriedade uma nascente que considera das mesmas características. Nasce numa antiga mina de nora a cerca de 90 m de distância da nascente da Asneira, actualmente bombeada para sua casa. Este senhor considera essa água digestiva e fresca e é a única que consome.

Tratamentos/ caracterização de utentes

“Ainda há uns trinta anos as pessoas pediam para ir ali, que aquilo é tudo vedado.” (informante).

Actualmente a água serve só para consumo da quinta, para usos domésticos e rega.

 

Instalações/ património construído e ambiental

A captação é feita por poço pouco profundo, de onde é bombeada para depósito que também alimenta a fonte da Saudade, junto da porta de entrada da casa. Em redor do poço o espaço foi, no final da década de 50, transformado numa zona de lazer, com os seus bancos em pedra e a parreira a sombrear o espaço.
A quinta ostenta a data de 1893 no portão nobre, mas vários elementos arquitectónicos denunciam uma profunda reforma no final da década de 50. Além do já referido arranjo do local da nascente, e da fonte da Saudade, os arruamentos dos jardins, os muros para a estrada, o castelo do jardim, são bem ao gosto dessa década.
Na fonte da Saudade um painel de azulejos com a quadra:
“Fonte da Saudade
A saudade fogo ardente
das ondas apaixonadas.
É um relógio presente
batendo as horas passadas.

(João Neto)”

 

Natureza

Hipossalina, hipotermal, fracamente radioactiva, 20,5ºC, alcalino-sódica cálcica, pH 6,32 (Almeida, 1962)    

 

Alvará de concessão

---

regressar ao topo da página

 

Historial

A notícia mais antiga encontrada é dada por Almeida (1962) que notícia uma análise executada por Herculano de Carvalho, que a considerou semelhante à do Zambujal (Sintra/Rio de Mouro).
Essa mesma análise foi recordada pelo nosso informante: “Eu até tenho uma vaga ideia de terem cá vindo analisar. Mas acho que aquilo, o caudal, não dava para explorar, acho que isso ficou assim sem dar, parece que aquilo não dava para explorar.”
A crer nas suas palavras essa análise tinha como objectivo a posterior exploração para engarrafamento de água, o que não se veio a concretizar.
Actualmente as proprietárias da Quinta da Asneira, residentes no Porto, têm a propriedade à venda e o acesso à propriedade não é facilitado. Os moradores deste vale têm nas suas propriedades várias nascentes, e pelo menos mais uma com as mesmas características:

“A que tenho aqui deve ser da mesma água, olhe aquela é ali e a minha é aqui [a cerca de 90 m], é a mesma coisa. É uma nascente natural, é como aquelas minas antigas que havia junto às noras, aquela é a mesma coisa, está um bocado modificada, foi arranjada, agora tem lá bombas. Aqui esta zona tem muita água, é um local de nascentes que aqui está. Eu tenho ali uma chacra cheia de água que dá para regar isto tudo, esvazia e ao dia seguinte está outra vez cheia. É também nascente, que vem por baixo. Este Verão [de 2005] nada deixou aqui de correr.”

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

Em Montemor-o-Novo

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Almeida, 1962

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Évora

Concelho
Montemor-o-Novo

Freguesia
N.ª Sr.ª do Bispo       

Povoação/Lugar
Quinta da Asneira 

Localização
A Quinta da Asneira/Fonte Gião situa-se a 1,7 km de Montemor-o-Novo, na estrada para o Lavre, sobre a direita numa descida da estrada, cerca de 300 m antes da bifurcação para a auto-estrada.  

Província hidromineral
---      

Zona geológica
Maciço Hespérico - Zona Ossa-Morena

Fundo geológico (factor geo.)
Rochas sedimentares (xistos)   

Dureza águas subterrâneas
200 a 300mg/l de CaCO3

Concessionária

Uso particular

Telefone
n.d.

Fax
n.d.

Morada
n.d.

E-mail / site

n.d.

 

 


O fonte da Saudade junto da casa da quinta-feira




A antiga entrada nobre da quinta