AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[legenda]

 

Época termal
---

Indicações

“Conhecida pelos seus efeitos em estados dispépticos, sabendo-se de muitos casos de azia, flatulência e obstipações, que tiveram com o seu uso, marcada melhoria ou cura completa.” (Almeida, 1975)

Tratamentos/ caracterização de utentes

---

 

Instalações/ património construído e ambiental

São duas nascentes, a da Acácia e a das Rolas. A água da nascente da Acácia é captada num depósito de mergulho ao qual se desce por uma escada de 12 degraus, 200 m acima da casa da quinta. A nascente das Rolas fica 300 m a poente da anterior (Almeida, 1975). A Quinta do Vale Arruda está hoje abandonada e a 200 m para cima da casa da quinta, encontra-se uma propriedade encravada na área da quinta, cercada por vedação adivinha-se junto da casa uma nascente junto de um afloramento granítico, que poderá ser a velha nascente da Acácia.

 

Natureza

Alcalino-sódica hipossalina    

 

Alvará de concessão

---

regressar ao topo da página

 

Historial

Almeida (1975) refere que foi pedido alvará de concessão, mas segundo a informação da junta de freguesia esse alvará nunca se concretizou, vindo os proprietários a desistir da exploração desta água. As construções existentes são típicas dos anos 1950, altura em que os proprietários terão renovado esta propriedade com os seus anexos típicos, como o pombal e galinheiro. Com a morte destes a propriedade foi abandonada. Possivelmente o local da nascente é onde se encontra actualmente uma vivenda construída recentemente, que tem anexa um tanque junto de um afloramento granítico.

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

---

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Almeida 1975

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Guarda

Concelho
Seia

Freguesia
Travancinha       

Povoação/Lugar
Quinta do Vale da Arruda, Rua do Pôr do Sol 

Localização
À saída de Travancinha, na estrada que segue para Ervedal, na rua do Pôr do Sol, surge do lado esquerdo um largo entre pinheiros, onde se tem acesso à quinta.  

Província hidromineral
B / Bacia hidrográfica do Rio Mondego      

Zona geológica
Maciço Hespérico - Zona Centro-Ibérica

Fundo geológico (factor geo.)
Rochas magmáticas (granitóides)   

Dureza águas subterrâneas
0 a 50 mg/l de CaCO3

Concessionária

Uso particular ou sem uso

Telefone
n.d.

Fax
n.d.

Morada
n.d.

E-mail / site

n.d.




A casa da Quinta