AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[A fonte e o tanque de banhos]

 

Época termal
---

Indicações

Doenças de pele. "Uma água fedorenta, que se utiliza para pele" (Informante)

Tratamentos/ caracterização de utentes

O pequeno tanque descrito com os seus bancos submersos deverá servir a banhos ou imersões parciais das partes do corpo a tratar.

Instalações/ património construído e ambiental

A nascente encontra-se no tradicional montado alentejano, de sobreiros e azinheiras, a terra (quando da visita) servia a pasto de gado bovino manso, poderá estar em período de pouso do plantio de cereais. Pouco acidentado a uma cota de cerca de 280m,  com esparsos afloramentos graníticos, junto a um dos quais se encontra a nascente

Junto do afloramento rochoso, a nascente é de poço pouco profundo, de cerca de 50cm de diâmetro, é coberta por uma construção simples de forma cónica, de cerca de 1,5m de altura, com base circular de cerca de 70cm, na face voltada para sul, um postigo em ferro, com fecho simples, isola a nascente. Por cima uma chapa de alumínio onde se encontra gravado a inscrição "Fonte da Sarna - Reparação feita no ano de 1999, pela junta de Freguesia de Assunção. Arronches". A dois metros da nascente na direcção da ribeira um pequeno tanque (2x1m, alt.60cm) a nível do solo, onde a água chega por um tubo do poço/ nascente. No fundo do tanque e fazendo parte da sua construção dois "bancos" cúbicos, de alturas diferentes e abaixo do nível da água. A cerca de 3m do tanque, à sombra de um sobreiro nota-se o que resta de um banco simples de pedra, que não foi contemplado na "reparação" de 1999.

 

Natureza

Sulfúrea fria    

 

Alvará de concessão

---

regressar ao topo da página

 

Historial

Não possuímos nenhuma referência bibliográfica a esta nascente, tivemos conhecimento da sua existência por informação de dois utilizadores, um em Urra (Portalegre) e outro de Ouguela (Campo Maior), localidades que distam 20Km e 32Km, respectivamente do local da nascente, o que leva a crer que a sua utilização ultrapassa os limites do concelho de Arronches.

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

Aluguer de quartos em Arronches

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

---

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Portalegre

Concelho
Arronches

Freguesia
Assunção        

Povoação/Lugar
Herdade de Algalé  

Localização
Na  EN-246. (na Direcção St Eulália - Arronches) depois do marco Km 60,  a estrada atravessa por ponte a Ribª de Algalé, a cerca de 50m um desvio à esquerda dá acesso ao portão de uma Herdade. Seguindo-se por estradão de brita na margem esquerda da Ribeira, a cerca de 200m encontra-se à direita a nascente, entre sobreiros e junto de afloramento rochoso.  

Província hidromineral
A / Bacia hidrográfica do Rio: Guadiana      

Zona geológica
Maciço Hespérico - Zona de Ossa Morena

Fundo geológico (factor geo.)
Rochas magmáticas Ácidas e intermédias (Granitóides)   

Dureza águas subterrâneas
300 a 400 mg/l de CaCO3

Concessionária

---

Telefone
n.d.

Fax
n.d.

Morada
n.d.

E-mail / site

n.d.

 

 


O tanque de banhos em primeiro plano