AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[A bica da água de Camarate e o canal de ligação à Vala das Enguias]

 

Época termal
---

Indicações

Aparelho digestivo (Contreiras,1951)

É muito boa para a digestão, é o melhor que há. (Informante)


Tratamentos/ caracterização de utentes

Vem muita gente buscar água, dantes a estrada vinha directa aqui, agora cortaram, lavraram isto tudo, agora a malta tem de vir por aqui a pé. (Informante)
 Há 10 Anos que bebo água daqui é uma maravilha, além disso de 6 em 6 meses eles analisam, costumam analisar agora não sei.  (Informante)

 

Instalações/ património construído e ambiental

A Herdade de Camarate é propriedade da Misericórdia de Alcochete, embora mais perto desta vila pertence já ao concelho de Benavente, freguesia de Samora Correia.
Quem se desloca na direcção Norte na EN.118,  depois de Alcochete tem à esquerda da estrada, uma enorme lezíria aberta para o Tejo, é nesses campos que se localiza a bica de água, a cerca de 1,5km da estrada e a 200m da colina de pinhal que se desenha a Norte, onde provavelmente esta água tem origem, portanto localizada dentro do perímetro da Reserva Natural do Estuário do Tejo.        

Aquilo é um furo que está sempre a correr água, foi uma informação repetida que colhemos, poderá ser de facto, não determinamos o ponto de perfuração, a água jorra em farto caudal de um tubo metálico de cerca de 5 polegadas, para uma linha de água que a cerca de 100m se junta à Vala da Enguias:  A Vala das Enguias é ali mais abaixo, onde havia dantes uma ponte que levantava, essa é que separa os dois concelhos. (Informante). Na estrada de terra batida onde os utilizadores desta água estacionam os seus carros existe um fontanário, construído abaixo do nível do solo, que se encontra actualmente abandonado, aqui era a surgência da água, posteriormente canalizada para o actual local.

 

Natureza

Bicarbonatada mista (Contreiras,1951)
Ao paladar a água apresenta um leve sabor metálico, será os “sais de lítio” mencionados em Águas e Termas (1918)?
Quanto à temperatura ela deverá rondar os 18 a 20 graus, isto no Inverno, pois segundo um informante: Mas esta água agora no Inverno é morninha, mas no verão é fresquinha.

Outra das suas características é a constância do seu caudal, segundo o mesmo informante: Está sempre a correr assim, de Inverno e Verão está sempre a correr assim.

    

Alvará de concessão

---

regressar ao topo da página

 

Historial

Águas e Termas Portuguesas (1918, 74) têm uma pequena menção a uma nascente que provavelmente será esta: “… no concelho de Alcochete a 2 km desta vila, numa propriedade denominada Hortas, há uma nascente de águas hipossalinas, bicarbonatadas sódicas, e com vestígios de sais de lítio, muito apreciadas como águas de mesa.”
As Hortas de Alcochete é um povoado disperso de pequenas explorações hortícolas, que termina na Reserva Natural do Estuário do Tejo, mas quanto a nascentes com “qualidades especiais” nas Hortas, os seus moradores remeteram para a nascente de Camarate: Antigamente havia uma nascente mais ali em baixo, mas já não corre…
 Mas aquilo que o senhor diz tem de ser além. Apanha a estrada do Porto Alto ai a 1500m está um prédio já em ruínas… Até já houve uma empresa que quis comprar aquilo, para engarrafar. Se houve um interesse na sua exploração industrial não tivemos outra notícia

Um casal de utilizadores desta águas mencionou uma alteração do traçado da estrada e uma relativa proibição de recolha da água quando os terrenos da várzea estão semeados, lamentando-se: Se houve alguém que mexeu em alguma coisa daqui não quero saber, Eu daqui só quero água não preciso de mais nada. É que a água da rede trás muitas lexivas e muitas poses dentro… pode estar aqui ouro a cair aos bocados, hortas e tudo o mais, eu não preciso de mais nada, só preciso desta água.

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

Alcochete conta com o hotel Alboz, 3 pensões e turismo rural.

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Contreiras 1937, Contreiras 1951, Águas e Termas Portuguesas 1918.

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Santarém

Concelho
Benavente

Freguesia
Samora Correia        

Povoação/Lugar
Herdade de Camarate 

Localização
Na EN.118 a 3 km a Norte do desvio para Alcochete tomar um caminho em terra batida junto de casa abandonada de 2 pisos, à esquerda na direcção do Tejo, para Vale do Frades e Herdade das Pancas,. A nascente localiza-se a 1,5km para a esquerda do caminho e a 100m deste. Embora mais perto de Alcochete pertence já ao concelho de Benavente, freguesia de Samora Correia cujo limite se encontra um pouco para sul do local da nascente, definido pela Vala das Enguias.  

Província hidromineral
A  / Bacia hidrográfica do Rio:   Tejo      

Zona geológica
Bacia Terciária do Tejo

Fundo geológico (factor geo.)
Terrenos de aluvião   

Dureza águas subterrâneas
0 a 100mg/l de CaCO3

Concessionária

---

Telefone
n.d.

Fax
n.d.

Morada
Misericórdia de Alcochete Tel.: 21-2340120 (Proprietária da Herdade de Camarate)

E-mail / site

n.d.

 

 


A charneca em direcção a Alcochete




A bica