AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[O Chafariz das Três Bicas]

 

Época termal
---

Indicações

Anemias e outras doenças do sangue (popular)

Tratamentos/ caracterização de utentes

---

 

Instalações/ património construído e ambiental

A descrição de cada uma das fontes segue no historial.

 

Natureza

Férreas    

 

Alvará de concessão

---

regressar ao topo da página

 

Historial

–Fonte de Ferro
 “ No sítio de S. Sebastião e ribeira de Cadaval , está uma fonte, a que chamam do ferro, que é de tradição antiga, que é boa para intemperanças quentes do fígado ….”  (Aquilégio, 1726,86)            
Lopes (1892) cita um anónimo que publicou no Jornal de Farmácia e Ciências Acessórias um artigo sobre as Águas Férreas do Sardoal. Nesse artigo é descrita uma nascente junto da ermida S. Sebastião com uma com lápide com a data “1710”, anos depois com o terramoto de 1755 apareceu outra nascente de água férrea.
No local ainda se mantém o chafariz simples com a data de 1710, na outra margem da Ribeira, na margem do lado do Sardoal a bica existente deve ser a descrita como a que surgiu depois do terramoto de 1755.
O local foi objecto de arranjos e ajardinamento em 1969. Trata-se de um jogo de duas escadarias que forma recantos com canteiros de flores e bancos de cimento. Na parede do último troço de escada que leva à bica, um painel de azulejos com a seguinte inscrição: “Esta Fonte É Património Público –  a todos incumbe o dever de cuidar da sua conservação” – “Fab.Stª Ana, 1969”.
Sobre a bica outro painel da mesma fábrica, que reza: “Restaurada por subscrição pública e patrocínio da Câmara Municipal  - 15/6/1969”
      
- Fonte Estival
 “ no mesmo sítio de S. Sebastião há outra fonte a que chamam da Penha  ou da Pena , que ainda que não tenha virtude medicinal, faremos aqui menção a ela, por uma raríssima particularidade da sua corrente . Nasce ela de uma penha, e corre somente de verão, suspendendo totalmente o curso no Inverno.”  (Aquilégio, 1726, 87)
Na rua das Olarias num recanto sobre a Ribeira encontra-se esta fonte. Se tem esta característica não o posso confirmar, mas a fonte lá está, segue-se pelas traseiras da capela, por um caminho entre hortas, por um pontão de cimento passa-se para a outra margem da ribeira, e quase em frente lá está a grande penha, na base da qual uma curta mina, num frontão que se confunde com o rochedo, ladeado por dois bancos de pedra, de que as silvas vão tomando posse. É também uma água férrea como prova o depósito deixado à passagem da água.      

- Fonte Velha
Na vila do Sardoal …. A que não conhece mineral por onde passe, mas entende-se que é boa para preservar de dores nefriticas, e de estupores, e paralisias, por nunca haver destes achaques na dita vila…” (Aquilégio, 1726, 85)
Esta fonte de mergulho está actualmente desactivada, localiza-se na rua da Fonte Velha, já a caminho das hortas que cercam a vila. A nascente é dentro de um arco abatido, aberto num muro branco, ladeado por bancos de pedra. O seu muito uso e comprovado pelo desgaste da pedra do tanque de mergulho.

- Chafariz das Três Bicas

Embora não venha mencionada no Aquilégio, é uma nascente de água férrea. A mais monumental de todas e com maior caudal de água. A sua construção deve ser de meados do séc. XIX e desenvolve-se em dois planos. No plano superior encontra-se as três bicas, em forma bojudas, que jorram a água numa pia de pedra. O frontão da fonte é caiado com Azul ultramarino, sendo de branco as partes decorativas, dois bancos de pedra ao comprido completam este plano que forma uma varanda gradeada sobre o plano inferior. Neste segundo plano, para onde corre o excesso de água das bicas, retida num tanque bebedouro de grandes dimensões.

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

Uma boa residencial na vila, e café com quartos.

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Acciaiuoli 1944, Henriques 1726, Lopes1892.

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Santarém

Concelho
Sardoal

Freguesia
Sardoal       

Povoação/Lugar
--- 

Localização
Em vários locais dentro da zona urbana do Sardoal  

Província hidromineral
B / Bacia hidrográfica do Rio: Tejo      

Zona geológica
Maciço Hespérico – Zona Centro Ibérica

Fundo geológico (factor geo.)
Rochas Metamórficas (Xistos) 

Dureza águas subterrâneas
0 a 50 mg/l de CaCO3 

Concessionária

---

Telefone
n.d.

Fax
n.d.

Morada
n.d.

E-mail / site

n.d.

 

 

 


Fonte Velha




Fonte do Ferro




As duas fontes separadas pela ribeira




Fonte Estival ou de S. Sebastião