AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[A curiosa mina da Quinta de Pias (foto Leonor Areal)]

 

Época termal
---

Indicações

---

Tratamentos/ caracterização de utentes

---

 

Instalações/ património construído e ambiental

A nascente é numa mina cuja a boca é junto do portão da quinta, com as suas galerias em tijolo burro, deverá ser um trabalho de finais do séc.XIX ou princípios do XX . Aqui está instalada uma bomba que abastece de água a casa da quinta.

 

Natureza

Tem um leve sabor Bicarbonatada    

 

Alvará de concessão

---

regressar ao topo da página

 

Historial

Fonte do Alqueidão: “ No limite da mesma vila de Pias há uma fonte a que chamam do Alqueidão de Vilaverde, cuja água é muito leve , e delgada, e de grande virtude para os achaques de pedra e areias …(Aquilégio, 1726, 83)
Fonte do Arco de Vila Verde : “ …que lança grandissima abundância de água, tão delgada, que gasta as pedras dos ductos(?), e é de excelente virtude para os achaques de pedra e areias. “    (Aquilégio, 1726, 83) 
Acciaiuoli  (1944,IV) cita o Aquilégio localizando-as,  erradamente, no concelho de Serpa, nas Freguesias de Vila Verde de Ficalho e de Pias, mas no Aquilégio elas estão descritas entre as nascentes de Alvaiázere  e as de Vila de Rei, quando o autor está a tratar das nascentes do que chamamos hoje o Pinhal Central.
Em Pias visitamos uma nascente de mina perto da capela de Santo António, pertencente a uma quinta do séc. XVIII, que é actualmente propriedade da sociedade “ Exploração Agrícola Quinta de Pias”, esta água serve a consumo dos caseiros únicos residentes na quinta. Tal como a de Areias, da qual dista cerca de 2km, é muito fresca, tem um leve sabor Bicarbonatada.

 Seguimos depois para o Alqueidão, na saída de Pias para Tomar, lugar nascido em volta de um solar, alimentado pela água de uma mina, que em tempos alimentava também um fontanário local, hoje entulhado.

O proprietário, senhor de rijos 90 anos, informou-nos que Alqueidão é uma toponímia bastante usual na região, onde há vários locais com esta denominação, sendo muito provável que este Alqueidão que procurávamos fosse na actual freguesia de Areias, onde há um lugar com o nome de Vila Verde.  

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

---

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Acciaiuoli 1944, Henriques 1726.

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Santarém

Concelho
Ferreira do Zêzere

Freguesia
Pias       

Povoação/Lugar
Quinta de Pias 

Localização
À Saída da aldeia de Pias para Tomar, do lado esquerdo, no largo junto da capela de Santo António  

Província hidromineral
B  / Bacia hidrográfica do Rio: Tejo          

Zona geológica
Maciço Hespérico – Zona Centro Ibérica

Fundo geológico (factor geo.)
Rochas Metamórficas (Xistos)  

Dureza águas subterrâneas
0 a 50 mg/l de CaCO3 

Concessionária

---

Telefone
n.d.

Fax
n.d.

Morada
n.d.

E-mail / site

n.d.

 

 


A quinta de Pias, no recanto a entrada da mina (foto Leonor Areal)