AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[O núcleo principal de casas da Herdade do monte da Saúde]

 

Época termal
---

Indicações

Iam buscar para doenças de pele, para reumatismo não sei se usavam.(Informação telefónica da proprietária do Monte da Saúde).

Tratamentos/ caracterização de utentes

---

 

Instalações/ património construído e ambiental

Actualmente a nascente não é visível a sua localização foi descrita do seguinte modo pelo responsável pela exploração de arroz da herdade: “Essa nascente era ali no meio dos Arrozais. Está a ver ali aquelas canas junto do poço, era uns 100m para a frente, em linha directa daqui.”

 A linha directa que este responsável desenhou desde do local dos Barracões de Arroz, para o poço continuava na direcção do prédio mais Alto de Samora Correia, que fecha o horizonte do arrozal para Sul a cerca de 2km, ou seja o poço localiza-se a 600m dos barracões e a nascente estava a 700m.      

 

Natureza

Sulfúrea    

 

Alvará de concessão

---

regressar ao topo da página

 

Historial

A 3km da freguesia apareceu com o terramoto de 1909 surgiu uma enorme nascente de água quente que os vizinhos usam para o reumatismo.”   (Acciaiuoli, V,1944)
O mesmo foi confirmado pela proprietária do Monte da Saúde, lembrava-se desta água descoberta em tempos dos seus avós, procurada sobretudo para doenças de pele até finais da década de 50.
No início da década 60 estas terras de lezíria foram incluídas nas terras regadas pela expansão de valas do aproveitamento hídrico do Vale do Sorraia, através da Associação de Regantes de Coruche. Uma das informantes contactadas, actual empregada do Monte da Saúde começou a sua vida aqui como funcionária dessa Associação: “Eu quando vim para cá há 42 anos, foi para aquela casa que fui morar, além aquela…É a casa da Associação de Regantes de Coruche, foi a Associação que fez estas casas, cada um tinha uma casa no seu cantão para dar água às pessoas.
A rega com a água do Sorraia permitiu a introdução de novas culturas como a do arroz nas terras para sul do Monte da Saúde, e por essa razão a nascente foi sacrificada, a sua temperatura, o seu caudal intenso e a sua natureza sulfúrea não se coadunavam com a exigências palustres do plantio de arroz. Paulo, actual encarregado da exploração de arroz era ainda criança quando se procedeu ao cobrir da nascente surgida com o terramoto de 1909:  Aquilo foi o cabo dos trabalhos para acabar com ela. Eu era ainda miúdo, foram cargas e mais cargas de pedra, não dava para o arroz, estava sempre a deitar em grande força…  Isso foi há mais de 40 anos.   

Quando interrogado sobre a vantagem de ter uma água termal perto de casa, afirmou: Termas aqui!  as nossas termas são nos arrozais, é cada banho.

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

Em Benavente existem 3 residenciais tal como em Samora Correia.

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Acciaiuoli 1944

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Santarém

Concelho
Benavente 

Freguesia
Benavente        

Povoação/Lugar
Arrozais do Monte da Saúde   

Localização
Na EN 118 na direcção Sul Norte, 3 km antes de Benavente, esta estrada é cruzada por ponte com a recente AE.10 (Benavente –Bucelas), antes deste cruzamento toma-se uma estrada na direcção Oeste, a cerca de 1km sobre a esquerda surgem a 100m as casas do Monte da Saúde, herdade de exploração agro-pecuária, um 150m á frente do desvio para esta herdade, surge outro caminho também na direcção Sul que leva aos arrozais desta herdade onde se localizava a nascente.  

Província hidromineral
A / Bacia hidrográfica do Rio: Tejo      

Zona geológica
Bacia Terciária do Tejo

Fundo geológico (factor geo.)
Terrenos de aluvião.   

Dureza águas subterrâneas
100 a 300mg/l de CaCO3

Concessionária

---

Telefone
n.d.

Fax
n.d.

Morada
n.d.

E-mail / site

n.d.

 

 


Na Lezíria que se estende para Sul em direcção a Samora Correia, localiza-se a nascente