AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[As antigas hortas do convento com a mina de água]

 

Época termal
---

Indicações

Fonte anti-nefrítica e desobstruente (Aquilégio,1726)

Tratamentos/ caracterização de utentes

---

 

Instalações/ património construído e ambiental

O antigo convento do Loreto da ordem franciscana terá sido construído no século XVII, e hoje é uma ruína que impressiona pelas suas dimensões. Construído sobre um pequeno vale que se abre para poente, teve na garganta desse vale o local das antigas hortas, onde se localiza a nascente e um tanque, como resto do sistema de rega dos frades agricultores. A nascente é protegida por uma construção abobada, com cerca de 2 m de profundidade. Não nos pareceu uma mina, mas antes a protecção de uma nascente de chafurdo. A água segue para um tanque de rega localizado em plano mais baixo e daqui para as hortas. Quanto à emergência da água, esta é possivelmente da rocha, de uma falha geológica entre as zonas calcárias de Oeste e as xistosas de Este do concelho.

 

Natureza

---    

 

Alvará de concessão

---

regressar ao topo da página

 

Historial

Segundo o Aquilégio (1726), “na cerca do convento do Loreto dos Religiosos de S. Francisco, meia légua da Vila da Santiago de Cacém, comarca de Campo de Ourique, há uma fonte mui abundante de água, na qual há grande virtude para os achaques nefriticos; porque cura e preserva de pedras e areias, fazendo-as lançar, e impedido que se formem outros, por ser muito diurética, e desobstruente, e ajudar a cozer, e digerir bem os alimentos no estômago, de que dependem normalmente estes achaques; e já houve pessoas que de outras terras distantes foram morar em Santiago de Cacem, para se livrarem dos achaques de pedra que padeciam, de que se viram livres por virtude desta água.”

Estranhamente esta nascente não é referenciada em nenhuma obra posterior, mas a sua fama parece ter persistido pelas suas qualidades “digestivas” referidas por várias pessoas contactadas para informação do caminho, contrariando as afirmações da moradora no local, que a considerou “contaminada”, ao mesmo tempo que relatou a história de uma senhora de Lisboa, que veio em vão procurar esta água para os seus males pela fama que ela tinha, feita por “jornais e propaganda”, na sua opinião perfeitas “mentiras”.

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

---

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Henriques 1726

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Setúbal

Concelho
Santiago do Cacém

Freguesia
Santiago do Cacém        

Povoação/Lugar
Convento do Loreto – Ordem de S. Francisco 

Localização
A 3,5 km de Santiago do Cacém, a 300 m da EN 120. Cerca de 500 m depois de passado o km 56, toma-se um caminho que desce à direita para uma vale voltado a oeste; a cerca de 300 m encontra-se uma casa térrea construída na cerca do convento; a nascente encontra-se nas hortas dessa casa. As ruínas do convento encontram-se a 50 m para a esquerda.  

Província hidromineral

Bacia hidrográfica: Ribeiras de costa       

Zona geológica
Maciço Hespérico – Zona Sul de Portugal

Fundo geológico (factor geo.)
Região Oeste do concelho - rochas sedimentares carbonatadas (calcários, dolomias e margas ); a este do concelho: rochas metamórficas (xisto e grauvaques ); na faixa litoral: rochas sedimentares, predominantemente areias   

Dureza águas subterrâneas
100 a 300 mg/l de CaCO3

Concessionária

Uso popular

Telefone
n.d.

Fax
n.d.

Morada
n.d.

E-mail / site

n.d.

 

 


As ruínas do convento