Tipo de exploração:
Água para ingestão
Natureza da água:
Cloretada
Indicações:
Aparelho digestivo
[legenda]
Época termal
---
Os locais dizem ´que “é a única água que as pessoas doentes e suadas podem beber que nunca faz mal” (Almeida 1975)
“A água lá é muito boa. Na Fonte do Arrabaldinho a água é um espectáculo também, vem de uma mina” (informante).
Tratamentos/ caracterização de utentes
Ingestão, transportada ao domicilio
Instalações/ património construído e ambiental
Fonte dos Frades - A água nasce numa mina, correndo por um tubo de ferro para o exterior para um tanque, e dai para o ribeiro de Varzielos. Interessante é também a chamada Poça da Vila, no leito do ribeiro, onde as águas são retidas por um muro de grandes lajes e por levadas conduzidas para regadio.
Fonte do Arrabaldinho – Dentro da aldeia e a um nível mais baixo que a nascente anterior, mas com a mesma orientação. A água é captada numa mina aberta e pouca profundidade, sendo canalizada para a bica do outro lado da rua.
Ambas as nascentes se encontram dentro do perímetro urbano de Souto de Lafões, aldeia com um surto recente de construções, será que o saneamento local tomou em conta a protecção destas nascentes?
Fonte do Cimo da Aldeia – A menos interessante e seca quando da visita, tem origem numa mina, que passa sob a EN que liga a Oliveira de Frades. Incrustada no muro de uma propriedade, sobre a bica um nicho ou alminha.
Natureza
Cloretada, alcalina sódico-cálcica
---
Almeida (1975) refere uma utilização fradesca desta água, sem mais informação. Da eventual existência de um convento no local não resta mais que a toponímia, e o aproveitamento das águas de rega por canais e levadas demonstra que uma ordem de religiosos agricultores por aqui teve sua residência.
Foi referenciada uma quarta fonte, destruída em data indeterminada “Havia um chafariz muito antigo todo em pedra que desapareceu, era muito bonito, agora ali é uma estalagem, uma quinta onde fazem casamentos, uma casa muito antiga, essa água era muito boa.” Talvez fosse esse o Chafariz do Convento, já que a Fonte dos Frades e a Poça da Vila são marcadamente obras de aproveitamento rural.
Casa da aldeia – turismo de habitação
---
Almeida 1975
Freguesia
Souto de Lafões
Povoação/Lugar
Pontão da Poça
Localização
A 25 m da margem direita da Ribeira de Verzielas. Na aldeia, toma-se a Rua da Fonte dos Frades (defronte da Casa da Aldeia – turismo de habitação), tomando um pequeno carreiro entre as hortas, que a 50 m passa o pontão da Poça da Vila, pequena e antiga represa no ribeiro; o carreiro sobe e a meia encosta encontra-se a Fonte dos Frades.A Fonte do Arrabaldinho fica dentro da aldeia na rua com o mesmo nome.
Província hidromineral
B / Bacia hidrográfica do Rio Vouga
Zona geológica
Maciço Hespérico – Zona Centro-Ibérica
Fundo geológico (factor geo.)
Rochas magmáticas (ácidas e intermediárias), granitóides e afins
Dureza águas subterrâneas
0 a 50 mg/l Ca CO3
Concessionária
uso popular
Telefone
n.d.
Fax
n.d.
Morada
n.d.
E-mail / site
n.d.
“Das termas aos "spas": reconfigurações de uma prática terapêutica”
Projecto POCTI/ ANT/47274/2002 - Centro de Estudos de Antropologia Social e Instituto de Ciências Sociais