Tipo de exploração:
Água para ingestão
Natureza da água:
Hipossalina nitratada
Indicações:
Digestiva
[Fonte da Praça]
Época termal
---
Aparelho digestivo
Sem qualidades especiais
Tratamentos/ caracterização de utentes
---
Instalações/ património construído e ambiental
Fonte Nova – De frontão rectangular com moldura em cantaria, encostada ao muro da rua; a água sai da boca da mina em bica de pedra baixa, caindo para um tanque ao nível do chão “feito de uma só pedra”. Deverá ser uma obra de finais do século XVIII.
Fonte da Praça – É uma curiosa construção piramidal, sobre um tanque coberto de tipo fonte de mergulho, e encontra-se a um nível mais baixo do que o solo. A água sai ao atingir o nível mais alto, correndo o excesso para um bebedouro de animais. A fonte propriamente dita deverá ser uma construção do século XVI ou XVII.
Fonte de Vale Videira – É uma fonte rural de sistema de chafurdo, coberta com grandes lajes.
Natureza
Fonte Nova é hipossalina nitratada, mas tem a mina suja.
A nascente original da Fonte da Praça está desactivada e a fonte recebe água de um furo, com origem na serra, junto do nicho da Senhora das Neves
A Fonte de Vale Videira está seca devido a um furo particular feito um pouco mais acima.
“As águas, tanto esta como a do Vale Videira, eram boas, a do Povo ou da Praça, como estava no meio do povo, e como antigamente havia estas estrumeiras, tinha mais má fama.” (informante)
---
Segundo Almeida e Almeida (1970), “na saída da aldeia de Soutelo, na direcção da capela de Santa Marinha, fica situada a fonte que toma o nome da santa mas que dista, cerca de 1 km”. Mas ninguém na aldeia conhece uma com esse nome: “Fonte de Santa Marinha não há nenhuma, há a capela.” No Inventário Hidrológico o autor publicou a fotografia da fonte, que mostrámos aos informantes do café, e a reacção foi imediata: “Isto não se chama, nem nunca se chamou Fonte de Santa Marinha, é a Fonte Nova.”
Almeida e Almeida fazem depois a descrição dos atributos curativos: “O seu caudal é diminuto mas mesmo assim a água tem procura não por que se mantenha a crença antiga de que cura as sezões «por virtude sua ou da Santa» mas porque os vizinhos da aldeia a consideram «bastante leve e até digestiva».” Também destas qualidades não há memória, era simplesmente uma água boa, “mas agora, depois que fizeram o saneamento, não está a ser boa.”
---
---
Almeida 1970
Freguesia
Soutelo
Povoação/Lugar
Soutelo
Localização
A Fonte Nova fica na parte alta da freguesia, a Fonte da Praça na praça da aldeia, e a Fonte de Vale Videira já nas hortas, depois da Rua do Cruzeiro.
Província hidromineral
B / Bacia hidrográfica do Rio Douro
Zona geológica
Maciço Hespérico – Zona Centro-Ibérica
Fundo geológico (factor geo.)
Rochas metamórficas (xistos)
Dureza águas subterrâneas
0 a 50 mg/l de CaCO3
Concessionária
Uso popular
Telefone
n.d.
Fax
n.d.
Morada
n.d.
E-mail / site
n.d.
“Das termas aos "spas": reconfigurações de uma prática terapêutica”
Projecto POCTI/ ANT/47274/2002 - Centro de Estudos de Antropologia Social e Instituto de Ciências Sociais