AVISO: A informação disponibilizada neste site tem como data de referência o ano 2002 e pode encontrar-se desactualizada.


[O recanto da fonte]

 

Época termal
---

Indicações

Digestiva

Tratamentos/ caracterização de utentes

---

 

Instalações/ património construído e ambiental

A água é captada em mina na colina arborizada que se ergue por detrás da quinta, de onde segue para a fonte. Esta encontra-se num logradouro da parte de cima da propriedade com a sua fonte em nicho, bancos e mesa em pedra, obra ao gosto do séc. XVIII, mas de feitura posterior. Já em tempos mais recentes este conjunto foi coberto por um telheiro em cimento armado. O excesso de água corre por caleiras para um tanque de rega, na parte exterior deste conjunto. Uma outra canalização levava a água para um bica em forma de taça, sobre a qual se encontra num nicho uma imagem de Santo. Esta canalização encontra-se desactivada, mas um outro cano leva a água para o chafariz do Relógio de Sol junto da casa, ao qual se aplicou uma torneira.

Quando ele comprou aquilo já tinha água. Foi ele que contratou uns homens ara limpar a mina que vem por ali por baixo dos pinhais, mas ele quando comprou aquilo já existia aquela água…. Ele depois canalizou a água para casa, só ia dar ao quintal foi ele que ligou para casa, para a casa de banho e para uma torneira onde lavam as mãos (Ana, encarregue da quinta).

 

Natureza

É uma água hipossalina, alcalina sódica, com um valor baixo de ph dado pela presença de anidrido carbónico. (Almeida 1975)

Água agradável onde se nota o sabor gasocarbónico.

 

Alvará de concessão

---

regressar ao topo da página

 

Historial

A Quinta do Bosque foi comprada pelo pai do actual proprietário Eduardo Jerónimo Figueiredo, e terá sido este senhor que tentou a sua exploração comercial, como nos informa Almeida (1975). A parte construída é obra solarenga do séc. XIX, alterada e ampliada no séc. XX, da primitiva construção deverá ser o aproveitamento das águas e a construção dos vários níveis e sistemas de circulação da água.

regressar ao topo da página

 

Alojamentos

---

regressar ao topo da página

 


Recortes

---

regressar ao topo da página

 

Bibliografia

Almeida 1975.

regressar ao topo da página

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dados gerais

Distrito
Viseu

Concelho
Viseu

Freguesia
Vila do Soito       

Povoação/Lugar
Carriça 

Localização
De Viseu toma-se a EN.337 na direcção de Vouzela, depois de passado Vila do Soito, no lugar de fonte Arcada toma-se a Estrada à esquerda em direcção a Torredeita, a 1Km um novo desvio à direita conduz a 300m ao lugar da Carriça. A Quinta do Bosque encontra-se na rua principal da aldeia de Carriça.  

Província hidromineral
B  / Bacia hidrográfica do Rio:  Mondego      

Zona geológica
Maciço Hespérico – Zona Centro Ibérica

Fundo geológico (factor geo.)
Rochas magmáticas, ácidas e intermédias (granitóides e afins)     

Dureza águas subterrâneas
0 a 50 mg/l CaCO3

Concessionária

---

Telefone
n.d.

Fax
n.d.

Morada
n.d.

E-mail / site

n.d.

 

 


A fonte do Relógio de Sol