Tipo de exploração:
Sem uso
Natureza da água:
Bicarbonatada cálcica
Indicações:
Digestiva
[A abandonada fonte do séc. XVI]
Época termal
---
Aparelho digestivo
Tratamentos/ caracterização de utentes
---
Instalações/ património construído e ambiental
É uma fonte arcada de mergulho com escudo sobre o arco, possivelmente obra do século XVI. A nascente encontra-se na margem de uma linha de água, que as terras transportadas pelas enxurradas foram entulhando. Mesmo a construção de um muro de blocos de cimento não tem evitando a lenta cobertura da fonte pelas lamas transportadas. Esta linha de água a que chamam ribeira foi em tempos calcetada, o que permitia a retirada das terras transportadas no Inverno, como nos contou uma informante: "O meu avô e os antigos dantes tinham isto tudo calcetado, os meus avós morreram há 50 anos ou mais, desde esse tempo não se fez mais nada, estava tudo calcetadinho por aqui abaixo, agora ninguém liga a nada."
Natureza
Bicarbonatada cálcica
---
No Aquilégio (1726) diz-se que “para que não se use dela […] que os que a bebem se enchem de obstruções. Supomos que é muito grassa, que passa por lugares donde lhe comunicam partes térreas, tartáreas e obstruentes”.
Almeida (1970) não reconhecem estas desvantagens e não mencionam a sua utilização, o que coincide com as informações recolhidas: "Aquilo tinha assim um larguinho, antigamente, para aí há 30 anos ou mais, estava tudo limpinho. A junta que entrou nunca mais fez caso daquilo, a junta tinha obrigação de tomar conta, não fazem caso, vêm as enxurradas e trazem as terras que fica tudo uma miséria. Porque aquilo era a melhor água que tínhamos, mas a junta não se importa. Já quiseram tirar o brasão mas o povo não deixou… É assim, ninguém faz caso de nada na nossa terra, está uma terra escangalhada, antigamente estava tudo mais bem composto, agora tudo foge, tudo foge, não há cá ninguém."
Solar do Corte Real – Turismo de Habitação, em Vilarouco, tel. 254455175
---
Almeida 1970, Henrique 1726
Freguesia
Vilarouco
Povoação/Lugar
Vilarouco
Localização
Junto da ribeira que corre no fundo da aldeia
Província hidromineral
B / Bacia hidrográfica do Rio Douro
Zona geológica
Maciço Hespérico – Zona Centro-Ibérica
Fundo geológico (factor geo.)
Rochas metamórficas (xistos)
Dureza águas subterrâneas
0 a 50 mg/l de CaCO3
Concessionária
Sem uso – entulhada
Telefone
n.d.
Fax
n.d.
Morada
n.d.
E-mail / site
n.d.
“Das termas aos "spas": reconfigurações de uma prática terapêutica”
Projecto POCTI/ ANT/47274/2002 - Centro de Estudos de Antropologia Social e Instituto de Ciências Sociais